Hospital da Horta – Michel Odent visita

Irá decorrer no Auditório da Biblioteca Pública do Faial, Açores, no dia 3 Novembro de 2011, entre as 10h e as 13h, o Seminário “Parto e Nascimento: Estamos no fundo do poço?”  a ser proferido pelo Dr. Michel Odent.
A entrada é livre.Pode inscrever-se gratuitamente (preenchendo a ficha em anexo):
no Núcleo de Formação do Hospital da Horta
E-mail: Hugo.fl.rombeiro@azores.gov.pt
ou através do Núcleo SOS Amamentação do Faial
E-mail: sosamamentafaial@gmail.com
Telemóvel: 965 587 533Será emitido certificado de participação pelo Núcleo de Formação do Hospital da Horta.

Organização do Núcleo de Formação do Hospital da Horta
Em parceira com:Núcleo SOS Amamentação do Faial e Associação Raízes da Terra
Patrocínio Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde recomenda para um parto normal condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas, condutas claramente prejudiciais ou ineficazes e que deveriam ser eliminadas, condutas sem evidência suficiente para fomentar uma recomendação e que, deveriam ser usadas com precaução, enquanto pesquisas adicionais não as tornarem evidentes e condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriadas. Entre as condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriada temos, por exemplo, o parto operatório (cesariana) e o uso liberal ou rotineiro de episiotomia (World Health Organization, 1996).

Breve biografia do Dr. Michel Odent:

O Doutor Michel Odent foi responsável pelas unidades de cirurgia e maternidade no Hospital Público de Pithiviers (França) entre 1962 e 1985 e é o fundador do Centro de Investigação “Primal Health Research Centre” em Londres. Nos anos 70 o Dr. Odent introduziu os conceitos de quartos com condições semelhantes a um ambiente familiar de uma casa e piscinas de parto nas maternidades dos hospitais. É o autor do primeiro artigo científico na literatura de medicina sobre o uso de piscinas nos partos (Lancet 1983), e do primeiro artigo científico sobre a iniciação da amamentação na primeira hora a seguir ao parto, e do primeiro artigo cientifico sobre a aplicação da teoria de ‘Gate Control Theory of Pain’ na obstetrícia. Ele é o fundador uma base de dados de “Primal Health Research” (www.primalhealthresearch.com) e do website www.wombecology.com. É autor de 12 books publicados em 22 línguas (incluindo “the Scientification of Love”, “A Cesariana- Operação de Salvamento ou Indústria do Nascimento?”, “the Functions of the orgasms: the Highways to Transcendence”, e “Childbirth in the age of plastics”). É ainda co-autor de cinco livros académicos. É autor (ou co-autor) de 92 artigos listados em  www.pubmed.com .

Deixe um comentário